A ginecomastia é uma condição causada pelo desenvolvimento excessivo das mamas nos homens, que pode impactar negativamente na autoestima e que, muitas vezes, os impede de frequentar alguns ambientes devido ao constrangimento. Na ginecomastia ocorre o crescimento anormal das glândulas mamárias masculinas, pelo desequilíbrio hormonal entre o androgênio e o estrogênio, podendo aparecer em diferentes fases da vida, e ser unilateral ou bilateral. As causas da ginecomastia podem ser fisiológicas, como ocorre na puberdade e na senilidade; patológicas, que ocorrem em algumas doenças ou pelo uso de certos medicamentos; e idiopáticas, que são as espontâneas, sem causa aparente. Nos casos em que o aumento do volume mamário é devido apenas ao acúmulo de gordura nas mamas masculinas, temos a pseudoginecomastia.
Geralmente, o tratamento da ginecomastia é cirúrgico e consiste na remoção do tecido glandular (mastectomia), através de uma pequena incisão na margem da metade inferior da aréola, podendo ser associada à lipoaspiração da gordura e/ou à retirada de pele, dependendo do volume e da flacidez das mamas. Enquanto isso, a pseudoginecomastia pode ser resolvida através da adoção de hábitos saudáveis ou, se o paciente preferir, da lipoaspiração. A melhor técnica a ser usada para cada paciente é definida durante a consulta médica, visando um contorno torácico mais harmônico e a recuperação de sua autoestima e autoconfiança. No período de recuperação pós-operatória, é indicado o uso de um colete de lycra durante um mês.
A dra. Denise da Mota esclarece que, por não conhecerem a ginecomastia, alguns homens, ao notarem o crescimento das mamas e devido a presença de dor, acreditam estar com um tumor. É importante saber que a ginecomastia não causa câncer e não representa riscos à vida do paciente. A condição nada mais é do que um problema de desordem hormonal. Porém, é importante lembrar que, mesmo com prevalência de apenas 1%, o câncer da mama também atinge os homens. Os sinais e sintomas são: aparecimento unilateral de nódulo próximo ao mamilo; retração de mamilo; saída de secreção pelo mamilo; alterações ou úlcera na pele; e/ou linfonodos aumentados na axila.
FALE COM A DOUTORA
Caso você tenha alguma dúvida sobre a cirurgia para correção das mamas aumentadas em homens, não tenha receio de perguntar. Esclareça suas dúvidas sobre Ginecomastia com a Dra. Denise da Mota, estamos prontos para fornecer todas as informações necessárias e sanar possíveis dúvidas.