A Blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras. É indicada para pessoas que apresentam flacidez das pálpebras, pálpebras caídas ou quando existem bolsas sob os olhos, causando aparência cansada e envelhecida. É comum que estes problemas comecem a surgir em torno dos 40 anos de idade, em decorrência do processo de envelhecimento. No entanto, também pode ser indicada para pessoas mais jovens que apresentem alterações causadas por fatores genéticos.
A cirurgia é realizada nas pálpebras superiores, inferiores ou em ambas, dependendo das alterações existentes, que serão avaliadas durante uma consulta médica personalizada. Basicamente, consiste na retirada do excesso de pele e bolsas de gordura das pálpebras, além de seu correto posicionamento, proporcionando uma fisionomia mais jovem, leve e descansada. Porém, também podem ser realizadas correções da ptose (queda) das pálpebras superiores, causada por alterações nos músculos responsáveis por sua elevação, da ptose das sobrancelhas, e das rugas de expressão existentes entre os supercílios, por meio da abordagem dos músculos que as causam.
Para aprimoramento do resultado, pode ser associada ao Lifting Facial, no mesmo tempo cirúrgico, para rejuvenescimento de toda a face, ou complementada com a aplicação de toxina botulínica (Botox®), no pós-operatório, para tratamento dos “pés de galinha”, por exemplo, que não são corrigidos na Blefaroplastia.
Durante as consultas, você e a Dra. Denise da Mota conversarão sobre suas queixas, suas expectativas e objetivos com a Blefaroplastia, assim como lhe serão apresentadas as opções cirúrgicas apropriadas para seu caso em particular, e o que você poderá ou não esperar da cirurgia. É importante que você fique muito bem informado e confiante sobre a cirurgia que pretende realizar. Qualquer dúvida poderá ser esclarecida nesta etapa.
COMO É REALIZADA
Na maioria das vezes, é realizada sob anestesia local com sedação e tem duração média de uma hora e meia. Nos casos que apresentarem mais detalhes, esse tempo será prolongado.
De acordo com as estruturas a serem tratadas, o tempo de internação pode variar entre 12 a 24 horas. Quando apenas a pálpebra superior é operada, o procedimento pode ser feito de forma ambulatorial.
As incisões e consequentes cicatrizes ficam bem escondidas, posicionadas no sulco natural existente nas pálpebras superiores e acompanhando as margens das pálpebras inferiores, logo abaixo dos cílios. Em alguns casos, quando não há excesso de pele nas pálpebras inferiores, o procedimento é realizado por meio de incisão na parte interna da pálpebra, não deixando cicatrizes externas. As incisões são fechadas com pontos de fios muito finos, que são removidos entre o terceiro e quinto dias do pós-operatório. O aparecimento de queloides é muito raro nesta região, mas poderá acontecer.
Geralmente não há dor após a cirurgia, porém haverá edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas) com intensidade variável de paciente para paciente, que desaparecerão entre duas a três semanas, em média. A dra. Denise da Mota explica que é fundamental que o paciente siga corretamente as orientações médicas, que serão dadas para o pós-operatório, para que a recuperação seja rápida e satisfatória.
Após o terceiro mês já teremos um resultado praticamente definitivo, porém o resultado final poderá ser observado somente após 12 meses. Embora a cirurgia das pálpebras possa corrigir determinadas condições permanentemente, o processo de envelhecimento natural continuará. Portanto, procure sempre fazer a prevenção com proteção solar e uso de cosméticos adequados para ajudar a manter os resultados.
FALE COM A DOUTORA
Caso você tenha alguma dúvida sobre a cirurgia das pálpebras, não tenha receio de perguntar. Esclareça suas dúvidas sobre Blefaroplastia com a Dra. Denise da Mota, estamos prontos para fornecer as informações necessárias e sanar possíveis dúvidas.