Glúteos com pouco volume ou achatados podem gerar incômodo e ser um problema de autoestima na vida de muitas pessoas. A gluteoplastia de aumento com inclusão de implantes de gel de silicone (próteses) pode minimizar ou até solucionar esse problema, aumentando o tamanho e remodelando a região glútea.
Os critérios de escolha do formato e do volume dos implantes estarão de acordo com o formato do corpo e com os objetivos de cada paciente. Existem dois modelos principais de implante: o redondo, mais indicado para pessoas baixas e brevilíneas, e o oval, mais indicado para pessoas altas e longilíneas.
A gluteoplastia costuma ser realizada sob anestesia peridural com sedação e 24 horas de internação hospitalar. É realizada uma incisão (corte) de aproximadamente seis centímetros no sulco vertical natural localizado entre os glúteos, e os implantes são inseridos dentro de cada músculo glúteo máximo, deixando uma cicatriz externa praticamente imperceptível.
Após a cirurgia pode-se esperar rigidez e inchaço nas nádegas e nas regiões próximas, assim como certo grau de dor, que será controlada com as medicações prescritas. A Dra. Denise da Mota recomenda alguns cuidados pós-operatórios, como usar cinta modeladora, dormir de bruços e evitar sentar-se nos primeiros dias. Outra orientação da cirurgiã é em relação ao retorno às atividades cotidianas, que deve ser feito de forma cautelosa a fim de não prejudicar o resultado final da cirurgia.
Algumas pessoas, em conversa com a cirurgiã Dra. Denise da Mota, relatam o medo de que, ao sentar-se, o silicone acabe estourando. Quanto a isso, a médica explica que podem ficar tranquilas porque os implantes glúteos são feitos de material muito resistente, além do que ficam protegidos por uma boa camada de músculo. Porém, a cirurgiã adverte que não serão mais possíveis injeções intramusculares nos glúteos, o que não será um problema, tendo em vista que outras áreas, como braços e coxas, também possuem músculos aptos a receber injeções.
O resultado parcial da gluteoplastia de aumento pode ser visto imediatamente após a cirurgia, no entanto o resultado final, mais natural e bonito, só aparece após a regressão do edema, a acomodação da musculatura e do implante, e a evolução do processo de cicatrização, o que ocorre a partir de seis meses a um ano.
FALE COM A DOUTORA
Caso você tenha alguma dúvida sobre aumento dos glúteos com implantes de silicone, não tenha receio de perguntar. Esclareça suas dúvidas sobre Gluteoplastia com a Dra. Denise da Mota, estamos prontos para fornecer as informações necessárias e sanar possíveis dúvidas.