Nariz (Rinoplastia)

Por estar em uma posição central na face, conferindo harmonia ao rosto, o nariz desempenha um importante papel na autoestima. Problemas de anomalias, fraturas por traumas, deformidades congênitas ou o crescimento anômalo podem fazer com que o nariz não tenha uma estética agradável para muitas pessoas. Assim, a cirurgia de rinoplastia é uma opção para a melhoria do bem estar de quem sofre com esse incômodo estético. A médica cirurgiã plástica Dra. Denise da Mota explica que a cirurgia de correção do nariz deve ser feita de maneira muito cautelosa, pois ela deve abranger não só a correção das desproporções, como também a manutenção ou melhoria da função nasal.

A Dra. Denise da Mota destaca que, em seu consultório, os pacientes são atendidos de maneira individualizada. Considerando a estrutura anatômica e a genética, os planejamentos cirúrgicos são realizados de maneira completamente diferente, a cada caso. Cada paciente é único e cada cirurgia é única.

A Rinoplastia é capaz de: 1) aumentar ou diminuir o tamanho do nariz para que fique mais proporcional às demais estruturas da face; 2) corrigir o excesso de osso no dorso nasal (giba nasal) e/ou a sua largura; 3) afinar, rodar ou projetar a ponta nasal; 4) diminuir a largura das asas nasais; 5) corrigir assimetrias; entre outros.

A cirurgiã plástica explica que o procedimento pode incluir a correção do desvio de septo nasal, o tratamento da hipertrofia dos cornetos e a correção de sequelas e obstruções causadas por traumas, sendo passos muito importantes para a melhoria da função respiratória.

Esta cirurgia pode ser feita com a técnica fechada, a endonasal, ou a técnica aberta, a exorrinoplastia. A técnica endonasal é feita com incisões apenas dentro do nariz, não deixando cicatrizes externas. Já na exorrinoplastia, além das incisões dentro do nariz, são feitas incisões na pele entre as narinas, conhecida como columela nasal, permitindo que a pele e o tecido que recobrem o nariz sejam levantados e que o osso e a cartilagem possam ser modelados com uma melhor visualização. Nos casos em que é necessário o estreitamento das asas nasais, também é realizado um corte no sulco existente entre a asa nasal e o lábio.

A Rinoplastia é feita, na maioria das vezes, sob anestesia geral e costuma durar em torno de quatro horas. O tempo de internação varia de doze a vinte e quatro horas. Os pontos externos são retirados em sete a dez dias e os pontos internos não precisam ser retirados por serem absorvidos pelo organismo.

O processo pós-cirúrgico requer muita responsabilidade da parte do paciente, sendo essencial seguir as orientações médicas. Além disso, será preciso ter paciência para aguardar a absorção completa das manchas roxas (equimoses) e do edema que existirão após o procedimento, além de aguardar o término do processo de cicatrização, que geralmente dura em torno um ano, para obter o resultado final da forma nasal.

FALE COM A DOUTORA

Caso você tenha alguma dúvida sobre a cirurgia do nariz, não tenha receio de perguntar. Esclareça suas dúvidas sobre Rinoplastia com a Dra. Denise da Mota, estamos prontos para fornecer as informações necessárias e sanar possíveis dúvidas.

Compartilhe
× Agendar sua Consulta!