Abdômen (Abdominoplastia e Lipoabdominoplastia)

Ter um abdômen liso e tonificado é o desejo de muitas pessoas, porém, às vezes, mesmo seguindo uma rotina de exercícios físicos e de controle de peso, algumas desenvolvem um abdômen protuso, frouxo e flácido, que pode ser causa de grande insatisfação. Algumas causas para que isso ocorra são as gestações, o envelhecimento, as alterações significativas de peso, a genética ou as cirurgias abdominais prévias.

A cirurgia plástica que visa a correção das alterações da região abdominal é chamada de Abdominoplastia. Por meio desta técnica, é possível tratar o excesso de gordura e a flacidez da pele, além de diminuir a frouxidão da musculatura da parede abdominal. O procedimento consiste na ressecção do excesso de pele e de gordura e na aproximação longitudinal dos músculos retos abdominais, criando um perfil abdominal mais magro, definido, tonificado e jovial. Nos casos em que é associada à lipoaspiração, com o objetivo de melhorar ainda mais o contorno das áreas remanescentes e adjacentes, é denominada Lipoabdominoplastia.

Apesar de a Abdominoplastia não ser indicada para o tratamento de estrias, a retirada de pele localizada abaixo do umbigo pode eliminar totalmente as estrias localizadas nessa região. No entanto, as estrias presentes em outros locais, como acima do umbigo e na lateral do abdômen, não podem ser retiradas pela abdominoplastia, pois estão em áreas em que a pele será mantida.

A cirurgiã plástica Dra. Denise da Mota explica que para uma pessoa ser uma boa candidata à Abdominoplastia, ela precisa ser saudável, não tendo patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia, não fumar e ter uma perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia.

A cirurgia é comumente realizada sob anestesia peridural e sedação, com período de internação em torno de 24 horas. O procedimento da Abdominoplastia requer uma incisão horizontal localizada na região acima do púbis, estendendo-se lateralmente, cujo comprimento será determinado pelo grau do defeito e da correção necessária, e uma outra incisão ao redor do umbigo. As incisões são fechadas com suturas e os pacientes podem optar pelo uso complementar da cola cirúrgica, se for seu desejo. A Dra. Denise da Mota esclarece que a cicatriz horizontal fica escondida sob a roupa íntima e a roupa de banho.

Ao término da cirurgia, podem ser utilizados curativos, bandagem elástica e malha de compressão, assim como pode ser deixado, temporariamente, um dreno sob a pele, para que quaisquer excessos de sangue e de fluidos saiam e não se acumulem. O paciente terá alta usando um modelador de lycra, que será usado por cerca de dois meses. A dra. Denise da Mota orienta seus pacientes a caminharem com o tronco fletido durante uma semana, para diminuição da tensão sobre a ferida operatória e os pontos, e a guardarem repouso relativo por cerca de um mês.

É importante que as pessoas que têm o desejo de serem submetidas a esses procedimentos tenham em mente que cada corpo tem sua própria forma. A cirurgiã promove um diálogo amplo e personalizado para realizar os objetivos individuais de cada paciente, deixando claro que o resultado varia a cada caso. Além disso, é importante que hábitos saudáveis sejam mantidos, para manter o peso e os resultados obtidos com a cirurgia ao longo da vida.

Oscilações significativas de peso, assim como futuras gestações podem ocasionar a perda do resultado da Abdominoplastia. Sendo assim, pessoas que estão planejando perder peso substancial ou mulheres que consideram futuras gestações são aconselhadas a postergar a cirurgia.

FALE COM A DOUTORA

Caso você tenha alguma dúvida sobre a cirurgia do abdômen, não tenha receio de perguntar. Esclareça suas dúvidas sobre Abdominoplastia com a Dra. Denise da Mota, estamos prontos para fornecer as informações necessárias e sanar possíveis dúvidas.

Compartilhe
× Agendar sua Consulta!