Se você está insatisfeita com o tamanho ou o formato das suas mamas, a cirurgia de aumento mamário é uma opção a ser considerada. A mamoplastia de aumento utiliza implantes preenchidos com gel de silicone coesivo para aumentar o volume e a projeção de mamas pequenas, dar simetria a mamas que são diferentes entre si, ou para restaurar o volume mamário perdido após perda de peso, gravidez ou envelhecimento. É um procedimento realizado de forma individualizada e você deve fazê-lo para si mesma e não para satisfazer a vontade de alguém ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal. Dessa forma, o procedimento poderá contribuir muito para o aumento de sua autoestima e autoconfiança, melhorando sua qualidade de vida e bem-estar.
A cirurgiã plástica Dra. Denise da Mota explica que durante a consulta, você terá a oportunidade de expor seu desejo e expectativas e esclarecer suas dúvidas, e que ela irá avaliar seu biotipo, examinar seu tórax e suas mamas, tirar medidas detalhadas, verificar a elasticidade da pele e a posição das aréolas, com o fim de estabelecer qual o melhor tipo de implante, o volume mais adequado, a incisão e o plano de colocação mais indicados para você.
Ao escolher o tipo de implante, será necessário definir qual será seu formato, revestimento e projeção:
- Formatos dos implantes: 1) Redondo: é o mais utilizado, proporciona uma aparência mais volumosa ao colo da mama (metade superior), efeito buscado por muitas pacientes; 2) Cônico: proporciona maior projeção na região dos mamilos, podendo ser indicado em pacientes com mamas um pouco caídas ou com tórax estreito; 3) Gota ou anatômico: confere uma forma mais natural às mamas, com menor volume no colo (metade superior) da mama. propositalmente criado com o intuito de promover um efeito mais natural às mamas da mulher. Muito utilizado nos casos de reconstrução mamária após a mastectomia.
- Tipos de Revestimento (superfície) dos implantes: 1) Lisos (sem rugosidade, pouca aderência); 2) Texturizados (com microrugosidade, aderência média); 3) Espuma de poliuretano (com rugosidade, maior aderência).
- Projeções ou perfis: Baixo, moderado, alto ou superalto.
A cirurgia pode ser realizada com anestesia local com sedação, peridural com sedação (mais comum) ou geral. A paciente poderá ter alta no mesmo dia ou dormir uma noite no hospital. O implante mamário (prótese) pode ser colocado através de três incisões diferentes: inframamária (no sulco existente entre a mama e o tórax), periareolar (ao redor da metade inferior da aréola) ou axilar (em uma prega natural dentro da axila). Com relação ao plano de colocação (localização anatômica), a prótese pode ser posicionada atrás da glândula mamária (retroglandular), atrás da fáscia do músculo peitoral (subfascial) ou atrás do músculo peitoral maior (submuscular).
No período pós-operatório é fundamental seguir todas as recomendações dadas pela cirurgiã. Caso isso não ocorra, podem ocorrer impactos negativos nos resultados do procedimento. Algumas orientações serão: proteger a ferida operatória, usar de sutiã cirúrgico, não elevar os braços e não dirigir por um mês; dormir de barriga para cima, não se expor ao sol, não pegar peso e evitar exercícios físicos com os braços por dois meses.
A dra. Denise da Mota esclarece que, durante a consulta, também irá lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Algumas possíveis complicações da mamoplastia de aumento são: hematoma; seroma; infecção; alterações na sensibilidade do mamilo; contratura capsular; intercorrências anestésicas; entre outras. É importante saber que os resultados da cirurgia de implante de mama não são permanentes e que, provavelmente, será necessária a sua substituição ao longo da vida. As mamas poderão sofrer mudanças devido ao envelhecimento, às oscilações de peso, a fatores hormonais e à gravidade. Você deve fazer acompanhamento com sua cirurgiã plástica e realizar exames de imagem ao longo do tempo.
FALE COM A DOUTORA
Caso você tenha alguma dúvida sobre aumento das mamas com implantes de silicone, não tenha receio de perguntar. Esclareça suas dúvidas sobre Mamoplastia de aumento com a Dra. Denise da Mota, estamos prontos para fornecer as informações necessárias e sanar possíveis dúvidas.