Rejuvenescimento ou Lifting Cérvico-Facial

O lifting facial consiste em um conjunto de procedimentos cirúrgicos que visam o rejuvenescimento da face e do pescoço. Também conhecido como ritidoplastia e facelift.

Com os passar dos anos e o avanço da idade, a pele do rosto vai perdendo sua elasticidade e turgor e a gordura facial vai diminuindo de volume, deixando-se vencer pela força da gravidade, que puxa esses tecidos para baixo, resultando em excesso pele, flacidez e queda dos tecidos da face em direção ao pescoço. Além disso, há o efeito de anos de contração da musculatura da expressão facial sobre a pele, causando seu pregueamento, propiciando o aparecimento e o aprofundamento de rugas e vincos na testa, na região ao redor dos olhos, do nariz e da boca. Estas alterações, em conjunto, levam à aparência envelhecida.

O processo de envelhecimento facial inicia-se aos 30 anos de idade e sua intensidade dependerá das características da pessoa, da qualidade da pele e dos cuidados com a mesma. Alguns fatores como peles claras, genética, exposição solar excessiva e prolongada, tabagismo, má alimentação e alterações de peso corporal, que propiciam o maior envelhecimento.

Os principais sinais do envelhecimento facial são: · queda da cauda das sobrancelhas; · achatamento da maçã do rosto e queda da bochecha; · vincos profundos abaixo dos olhos (sulcos nasojugal e nasomalar); · vincos profundos indo da lateral do nariz à boca (sulcos nasogenianos ou nasolabiais – “bigode chinês”); · vincos profundos indo da lateral dos lábios ao queixo (sulcos labiomentonianos ou linhas de marionete); · perda de definição do contorno da mandíbula e acúmulo de gordura ao lado do queixo; · flacidez do pescoço com acúmulo de gordura embaixo do queixo (papada) e pregas verticais no meio do pescoço (bandas platismais); · manchas na pele por dano crônico pela luz ultravioleta (fotoenvelhecimento) e · rugas na testa, entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos (“pés de galinha”) e da boca.

O lifting facial é indicado para pessoas que se sentem incomodadas com essas alterações em sua face, tendo como objetivo reverter parcialmente o processo de envelhecimento e atenuar seus sinais, reposicionando as estruturas profundas (gordura e músculos), repondo ou retirando gordura de onde seja necessário, e retirando o excesso de pele. É capaz de proporcionar uma aparência mais jovem e descansada, sem modificar os traços e expressões do paciente, oferecendo resultados duradouros e naturais, ajudando no aumento da autoestima. Geralmente é realizado a partir dos 40 anos e costuma ser associado à blefaroplastia (cirurgia das pálpebras).

Tratamentos de rejuvenescimento facial não cirúrgicos e microinvasivos, como preenchimentos (ácido hialurônico, gordura ou implantes faciais), bioestimulação, elevação com fios de sustentação, toxina botulínica (Botox®) e peelings, não alcançam os mesmos resultados do lifting facial, embora possam adiar o momento de realizá-lo, assim como complementar e prolongar seus resultados.

Durante as consultas, você e a Dra. Denise da Mota conversarão sobre suas queixas, suas expectativas e objetivos com o lifting facial, assim como lhe serão apresentadas as opções cirúrgicas apropriadas para seu caso em particular, e o que você poderá ou não esperar da cirurgia. É importante que você fique muito bem informado e confiante sobre a cirurgia que pretende realizar. Qualquer dúvida poderá ser esclarecida nesta etapa.

A cirurgiã plástica dra. Denise da Mota explica que doenças como o diabetes mellitus, que predispõe a infecções e altera a cicatrização, e a hipertensão arterial, que pode levar à formação de hematomas, precisam ser compensadas antes da cirurgia. Além disso, os tabagistas apresentam maior risco de necrose (morte) de pele e má cicatrização, devendo parar de fumar por no mínimo dois meses antes da cirurgia para reversão de uma parte dos efeitos nocivos do cigarro, os de curto prazo. Porém, os efeitos nocivos causados pelo uso prolongado se mantêm. Alguns cirurgiões optam por não operar tabagistas e, quando são operados, devem ser realizados ajustes na técnica que podem limitar os resultados.

COMO É REALIZADO

Na maioria das vezes, é realizado sob anestesia local com sedação intravenosa, mas alguns casos podem requerer anestesia geral. A cirurgiã e o anestesiologista recomendarão a melhor opção para você.

A duração da cirurgia dependerá das áreas a serem tratadas, mas costuma ser de quatro horas, em média. Nos casos que apresentarem mais detalhes, esse tempo será prolongado. Porém, o tempo de permanência do paciente no centro cirúrgico é maior porque também envolve os tempos de anestesia e de recuperação pós-operatória. O tempo de internação costuma ser de 24 horas.

Dependendo das alterações a serem tratadas em cada paciente em particular, as opções de cirurgia incluem o lifting tradicional (cervicofacial), o lifting com incisão reduzida (minilift) ou o lifting de pescoço. No lifting tradicional, as incisões iniciam-se dentro do couro cabeludo na região acima a orelha ou na linha de implantação do cabelo a frente dela, seguem ao longo do contorno da orelha e terminam dentro do couro cabeludo ou na linha de implantação do cabelo atrás da orelha, ficando bem disfarçadas. Através dessas incisões, são realizados o descolamento da pele da face e/ou do pescoço e a elevação das estruturas profundas (gordura e músculos). Uma pequena incisão abaixo do queixo pode ser necessária para tratar as alterações da musculatura no meio do pescoço (platisma). Também são realizadas a redistribuição da gordura e a retirada do excesso de pele. Suturas delicadas são usadas para fechar as incisões.

Ao final do procedimento, é deixado um dreno de sucção por 24 a 48 horas, para evitar o acúmulo de sangue e fluidos, e uma bandagem tipo capacete, trocada no dia seguinte por um curativo mais leve, que será retirado 24 horas depois, momento no qual você poderá lavar os cabelos. Os pontos serão removidos entre sete a 14 dias. Tinturas e maquiagem serão liberadas a partir do primeiro mês. O retorno às atividades habituais e ao trabalho varia de acordo com a resistência de cada pessoa, em média entre 21 e 30 dias.

Os resultados do lifting facial vão aparecendo com a diminuição do inchaço e das equimoses (manchas roxas) e com o amadurecimento das cicatrizes. Ao terceiro mês, teremos uma ideia do resultado, porém o aspecto final somente poderá ser observado após 12 meses.

Como a cirurgia retrocede visualmente os sinais do envelhecimento da face e do pescoço, mas não tem o poder de interromper o processo, a duração do resultado dependerá das características genéticas e cuidados pós-cirúrgicos de cada paciente. Sendo assim, o tempo até que os sinais de envelhecimento apareçam novamente variará de paciente para paciente.

FALE COM A DOUTORA

Caso você tenha alguma dúvida sobre a plástica do rosto, não tenha receio de perguntar. Esclareça suas dúvidas sobre Lifting Facial com a Dra. Denise da Mota, estamos prontos para fornecer todas as informações necessárias e sanar possíveis dúvidas.

Compartilhe
× Agendar sua Consulta!